Gatilhos Mentais e CopyWriting – Como Funcionam?

Se você tem pesquisado sobre as melhores técnicas de vendas para o marketing digital, com certeza já deve ter lido algo sobre gatilhos mentais ou técnicas de Copywriting, pois o estudo desses, é muito indicado pelos gurus de vendas atualmente.

Através dos Gatilhos Mentais, usando técnicas de Copywriting ,nós podemos ser influenciados sem nem ao mesmo percebermos, e isso independe de inteligência, nível escolar, se você é intelectual , pensador etc…..

Todos nós podemos já ter comprado um produto ou serviço sem nem ao menos precisar mas sim por não ter resistido aquela publicidade muito bem feita ou um vendedor que te convenceu a levar o produto pessoalmente.

Estrategia de Vendas

O que são os Gatilhos Mentais?

São basicamente atalhos buscados pelo nosso cérebro para que sejam tomadas as melhores decisões de forma mais rápida e mais fácil economizando assim, energia. Sim , Energia, a todo momento nosso cérebro esta trabalhando com milhares ou milhões de informações e se todas as informações forem analisadas uma a uma ele acabaria tendo um “colapso!”

Ok, talvez não tanto,  porém a função de nosso cérebro é trabalhar para nossa plena sobrevivência e, para isso, ele segue o caminho mais fácil possível economizando energia ( saúde ). Com posse dessas informações você já pode imaginar como os gatilhos mentais podem fazer toda diferença no seu negócio.

Como usar os Gatilhos Mentais?

Os gatilhos mentais são muito usados, principalmente,  por aqueles que querem vender algo pois são armas poderosas de convencimento. Com esse conhecimento você pode vender muito mais produtos, sejam digitais ou sejam produtos físicos. Com um bom uso do gatilho mental, você consegue tornar qualquer produto irresistível.

Exemplos de Gatilhos Mentais

Gatilho da Prova Social

O que seria mais fácil:  Você ir a um show de uma banda desconhecida por indicação do seu melhor amigo ou por um panfleto entregue na rua? É bem provável que sua opção é a primeira correto?

Imagine que você sai para cortar o cabelo e se depara com dois tipos de estabelecimentos:
Um totalmente vazio , você vê os profissionais la dentro conversando sem nada para fazer.
Um outro lotado com clientes esperando sua vez para cortar o cabelo e fazer a barba ! Bom a grande maioria das pessoas acabariam optando pela segunda opção, mesmo que tivesse que esperar pelo atendimento! é como se algo errado tivesse no primeiro, é o Gatilho da PROVA SOCIAL que é muito usada na hora de decisão.

Nosso inconsciente pensa que se várias outras pessoas escolheram o segundo estabelecimento é porque ele deve ser melhor!

Como o Gatilho da Prova Social é Usado no Marketing Digital?

É costume se usar depoimentos de clientes, pessoas que já compraram seu produto ou seu serviço falando sobre ele seja em vídeo ou PrintScreen.

Também se usa muito os números de inscritos ou de pessoas que já compraram seu produto ou já fizeram o curso que você esta oferecendo.

Gatilho da Escassez

Essa é usada até na TV, quantas vezes você já deve ter visto em publicidade na TV os dizeres “SÓ HOJE” ou “SÓ AMANHÔ? geralmente usada por grande magazines para que você não deixe de ir comprar pois o “tempo esta acabando” e você não pode perder essa oportunidade. Não gostamos de perder oportunidades e esse gatilho é muito usado principalmente em cursos : “ÚLTIMAS VAGAS”.  Algumas páginas de vendas costumam até colocar um tipo de contagem regressiva para dar uma sensação ainda maior de urgência e escassez!

Como o Gatilho da Escassez é Usado no Marketing Digital?

Determine um tempo máximo de inscrição no seu curso ou na compra do seu produto em caso de final de estoque, você também pode limitar o tempo em que um desconto é dado ou o número de vagas que ainda restam para o seu curso. Não Minta!

Gatilho da Autoridade
Quando você é especialista em uma determinada área você pode usar esse gatilho, ou você pode citar outra pessoa bem conhecida especialista na área que você esta divulgando. Uma autoridade é alguém que gera conteúdo de valor para uma determinada audiência e mostra que outras pessoas a vêem como uma autoridade no assunto, a seguem.

Quando você é autoridade em determinado assunto você passa a ter respeito de outras pessoas e sua opinião passa a ter valor , todo vídeo postado ou artigo que você escreve é lido e visto com toda atenção e todo conselho ali é bem seguido. É muito mais fácil de vender quando se é uma autoridade no assunto, uma vez que tudo o que você indica as pessoas entendem que é bom e vale a pena ser adquirido.

Como o Gatilho da Autoridade é Usado no Marketing Digital?

A forma mais usada é mostrando o quanto você faturou naquele mês! é normal se ver afiliados abrindo seu perfil nas plataformas ou seu e-mail e mostrando o quanto conseguem vender diariamente!

Outra forma é com depoimentos de pessoas que seguiram suas dicas e conseguiram melhorar os seus resultados.

Gatilho da Razão
Esse gatilho é para aqueles que não se deixam levar facilmente pela emoção, o cérebro sempre procura uma explicação mais racional para justificar uma compra e é nesse momento que o gatilho da razão faz toda diferença. Nesse gatilho usamos uma explicação mais lógica , um motivo verdadeiro para que as pessoas possam comprar nosso produto ou serviço.

Como o Gatilho da Razão é Usado no Marketing Digital?
Deixe bem claro o porque seu produto é o melhor do mercado nesse seguimento, explique e deixe bem claro porque o valor cobrado pelo produto é aquele e porque vale a pena pagar aquele valor.

Gatilho da Reciprocidade
Reciprocidade é uma obrigação, ainda que inconsciente, que boa parte dos seres humanos tem de retribuir. É quando você oferece algo de valor de graça para seu cliente e ele se sente na obrigação de contribuir de alguma forma e em muitos casos a forma de retribuir é comprando algum produto ou serviço indicado por você.

Como o Gatilho da Reciprocidade é Usado no Marketing Digital?
Gerando bons conteúdos gratuitos, seja em artigos para seu blog ou seja em vídeos para seu canal do Youtube.

Gatilho da Antecipação

Esse gatilho é muito usado para gerar expectativa em relação a algo que vai acontecer , pode ser para o lançamento de um curso ou um novo serviço que seja realmente uma novidade. Ao antecipar um pedaço do que vem por aí você deixa a sua audiência bem curiosa sempre ligada no que você tem para oferecer.

Como o Gatilho da Antecipação é Usado no Marketing Digital?

Você pode criar uma série de vídeos com pequenos detalhes do que vem por aí, pode fazer postagens no Facebook com mais algumas pequenas dicas e ir aguçando a curiosidade da sua audiência.

Vender Certo no Hotmart

Os Gatilhos mentais são uma das maiores forças a serem usadas no seu dia a dia com o Marketing Digital, você pode juntar gatilhos numa mesma frase para atingir um público ainda maior de uma única vez!

A área de CopyWriting é gigante e abrange muitas coisas, é uma área que você como Afiliado ou Produtor deve estudar muito a fundo se quiser realmente viver desse trabalho.

Se você se interessou por esse tipo de assunto eu quero te recomendar o Ebook Jordâo Felix – CopyWriting 2.0 – clique nesse link e veja um VÍDEO totalmente GRATUITO sobre como funciona.

Eae Gostou do Artigo? Deixe Seu Comentário !

Gatilhos Mentais e CopyWriting – Como Funcionam?
4.3 (85%) 4 votes

Artigos Relacionados

Sobre o Autor Ver todos os Posts Autor do Site

Sergionline

Trabalho com Marketing Digital e Criação de Sites. Nesse blog quero ajudar as pessoas a Ganhar Dinheiro na Internet e ter uma Rrenda Passiva. Tenho um Perfil de colaborador, gosto de ajudar as pessoas a atingir seus objetivos.

Comente com seu Facebook

Deixe uma Resposta

Seu E-mail não será Publicado. Obrigatório*

CommentLuv badge